Português English Spanish

Planejamento de Reforma e Plantio

Alta produtividade e renovação para seus canaviais.

O que é?

O módulo Planejamento de Reforma e Plantio, da GAtec, é um software (um sistema) que, instalado nos computadores do cliente, permite um controle detalhado da reforma dos canaviais.

Erros na programação anual de renovação (reforma) dos canaviais podem ter consequências desastrosas na produção de cana-de-açúcar. Esse problema se intensifica se esses erros somente são identificados após algumas safras, o que pode comprometer uma grande parcela do orçamento de médio prazo da empresa.

Além do fator financeiro, alguns outros problemas também podem ser ocasionados por uma não adequada condução da renovação dos canaviais, tais como o “envelhecimento” dos canaviais, o desequilíbrio no percentual de áreas a serem reformadas ano a ano e a alta participação de determinadas variedades no plantel varietal na usina, entre outros.

Esses problemas geram severas perdas de produção e/ou produtividade no setor agrícola, baixa produção em toneladas/hora no setor industrial e, no curto prazo, necessidade de buscar, por meio de arrendamento e/ou fornecedores, a diferença da produção de cana para suprir a produção de álcool, açúcar e derivados comprometida.

A partir de técnicas de programação linear, que maximizam a rentabilidade da empresa, este módulo permite que a usina simule seu perfil varietal ideal para um horizonte de 5 a 10 anos, fornecendo uma projeção de reforma de todos os talhões dentro desse período.

Para tanto, o sistema necessita de uma base de dados confiável e curvas de dados tecnológicos e de produtividade que reflitam as condições da agroindústria e analisa uma série de restrições operacionais como:

  • Curvas médias de pol%cana por variedade por ambiente de produção;
  • Estimativas de produtividade por variedade por estágio de corte por ambiente de produção;
  • Capital disponível e/ou necessidade de área (mínimo/máximo) para reforma por ano analisado;
  • Custos e perdas agrícolas e industriais;
  • Percentual máximo de participação de variedades no plantel varietal por safra.

Com os dados básicos e as restrições acima listadas, o sistema gera TODAS as possíveis políticas de reforma por talhão, resultando, ao tomador de decisão, a melhor política técnico-econômica para a empresa, que trará o maior retorno econômico.

Principais benefícios

Produção

Proporciona acréscimos da ordem de 2% a 4% na pol%cana e de 5% a 7% na produção (tch) nas usinas usuárias;

Economia

Analisa todas as alternativas possíveis de reforma dos talhões e apresenta a melhor solução técnico-econômica ao usuário;

Plantio

Disponibiliza três respostas fundamentais no processo de reforma dos talhões da usina: qual o melhor ano de reforma dos talhões, qual a melhor forma de plantio (cana de ano ou cana de ano e meio) e qual a melhor variedade a ser plantada;

Comparativos

Possibilita a análise e comparação entre simulações.

Como funciona?

O sistema funciona como uma plataforma inteligente de dados e informações. Ou seja, é como se você tivesse, à sua disposição, um novo departamento de gestão, trabalhando em tempo real. A cada nova entrada, os cálculos são realizados automaticamente e todo o sistema é atualizado com os novos resultados. É um método de automação da sua gestão.

Funcionalidades