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CENTRAL DE ATENDIMENTO

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Gestão de Processos Industriais

Simplifique o controle do seu negócio.

O que é?

O sistema GPI da GAtec® – Gestão Agroindustrial é uma ferramenta eficiente e versátil para auxiliar o gerenciamento técnico das Empresas Sucroalcooleiras. Por ser um produto consolidado em dezenas de usinas há várias safras, não exige customização ou desenvolvimento no ambiente de trabalho do cliente.

Sua grande flexibilidade permite que seja configurado rapidamente a partir da “base padrão” da GAtec®, com planilhas e fórmulas usuais nas usinas de açúcar e álcool, criada com assessoria de especialistas da GAtec® em cálculos agroindustriais e informática. Sistema desenvolvido em plataforma 32 bits para banco de dados Oracle ou SQL-Server, pode ser integrado com todos os módulos da tecnologia GAtec®.

A GAtec® opera sempre com apoio de especialistas com larga experiência em implantações de sistemas gerenciais e controles do processo agroindustrial.

Principais benefícios​

Controle de equipamentos no laboratório

  • Tela de lançamento com diversos recursos ao simples toque do mouse:
  • As fórmulas são calculadas a cada lançamento ou por comando em botão especial (configurável).
  • As planilhas de digitação podem ser impressas depois de visualizadas na tela com os resultados inseridos e os limites de especificação cadastrados para cada variável.
  • Documentação para cada planilha, onde podem ser verificadas orientações aos analistas e usuários do sistema GPI.
  • Consulta às características das variáveis e fórmulas. Dentro da janela de consulta aparecem outras informações sobre a variável consultada.
  • Verificação dos limites de erro (valores fora da faixa esperada). Somente dados dentro da faixa especificada pelos usuários podem ser digitadas.
  • Especificação dos resultados (faixa de valores esperados para a variável). – Valores fora da faixa especificada aparecem em destaque (vermelho) na tela, alertando o usuário.
  • Os métodos ou procedimentos podem ser consultados pelos analistas em arquivos digitais (Manual de Normas e Procedimentos da Empresa). A descrição aparece em tela com resumo e também no documento
  • Completo armazenado na rede em qualquer formato (doc, pdf, htm).
  • Espaço para anotações de ocorrências em planilha ou geral (diário de ocorrências da fábrica). As anotações registradas pelos analistas e outros usuários ficam arquivadas no banco de dados.
  • Histórico das inclusões e alterações de dados com os nomes dos usuários, valores alterados e datas. Isto permite saber quem realizou as alterações e quando.
  • Precedente das fórmulas permite rastrear os valores que geraram o resultado, seja no dia ou dias anterior até o último nível de dados.
  • Lançamento de material em processo em tela especialmente configurada (equipamentos, volumes, fatores, resultados analíticos) para açúcar e álcool.

Controle de paradas

  • Recurso especial que permite configurar os setores da fábrica, equipamentos (locais) e motivos das paradas.
  • Lançamentos das paradas diárias com horário de início e término e detalhamento do motivo. Para cada parada é possível descrever o ocorrido e procedimentos que foram adotados.
  • O mesmo setor – local – motivo pode ser lançado mais de uma vez ao dia.
  • Emissão de relatório específico de paradas com diversos filtros e escolha do período.

Fechamento diário (cálculos diários e acumulados de safra)

  • Rastreabilidade das alterações e fechamento somente das variáveis dependentes. Caso qualquer dado tenha sido alterado em dias anteriores o sistema atualiza os valores dependentes automaticamente.
  • Escolha da data ou variáveis para o fechamento. Permite fechar a partir de datas escolhidas.
  • Fechamento com validação e motivos (segurança). Facilita o controle gerencial sobre boletins, relatórios e gráficos, que podem ser gerados somente depois de aprovados os dados obtidos.

Emissão de boletins e relatórios

  • Relatórios: Geral, Multiempresas e Multissafras, com escolha da data ou dias de safra. Um mesmo relatório pode ser emitido em diversos formatos.
  • Relatório Mapas: permite obter resultados em nove colunas das médias ou somatórios Diário, Semanal, Quinzenal, Mensal ou Acumulado.
  • Boletins com duas ou três colunas em uma folha e resultados do período (dia ou faixa de dias) e acumulado até a data.
  • Impressão das anotações efetuadas em lançamentos, com escolha do período e planilhas.

Consulta de dados

  • Consultas com escolha de variáveis direto na árvore do processo em período e empresas (multiempresas) definido pelo usuário.
  • A extração dos dados pode ser para Lançamentos ou médias ou somatórios de valores Diários, Semanais, Quinzenais, Mensais ou Acumulados.
  • A consulta pode ser gravada para uso posterior.
  • Os dados obtidos na consulta podem ser enviados para planilha MS-Excel.
  • A partir dos dados da consulta podem ser criados gráficos com recursos avançados de edição. Diversos tipos de gráficos podem ser escolhidos e mais de uma variável pode ser inserida no gráfico.
  • Os gráficos editados podem ser salvos em pasta para consulta rápida posterior. Para usuários autorizados, os gráficos podem ser re-editados.
  • Através de “Consultas de Lançamentos” podem ser escolhidas planilhas ou variáveis de planilhas para impressão por dia ou período. Isto possibilita a conferência dos lançamentos em material impresso.

Auxilio na análise e interpretação dos dados

  • Controle Estatístico do Processo (CEP): as variáveis podem ser selecionadas na árvore do sistema GPI para análise estatística. Pode ser escolhido o número de amostras e data do último resultado. O GPI fornece os resultados estatísticos, o gráfico das amostras e das amplitudes dos resultados, juntamente com a interpretação do CEP.
  • Gráficos Supervisórios: este recurso permite a escolha de até 12 variáveis por consulta para geração automática de gráficos com os lançamentos ou resultados. Podem ser construídas quantas consultas forem necessárias. Os gráficos podem ser ampliados na tela a um simples toque do mouse, para que sejam visualizados os resultados de cada lançamento. Duas retas horizontais mostram os limites de especificação da variável e facilita o gerenciamento da qualidade da informação.
  • Relatórios boletins, e gráficos são configurados pelos usuários e facilitam a interpretação dos resultados.

Recursos avançados

  • Criação de Tabelas Genéricas: em tela interativa o usuário pode criar tabelas de duas colunas para serem utilizadas na construção de fórmulas com uso de função específica. Fornecido o dado de uma coluna o sistema retorna o valor da segunda coluna.
  • Classificação automática de produtos: podem ser cadastradas categorias de produtos (açúcar, álcool, leveduras, mel, etc.), os produtos dentro de cada categoria (açúcar tipo 1, 2, 3 e 4, por exemplo) e os limites de especificação para a qualidade do açúcar. Uma função específica para classificação de produtos verifica os resultados das determinações analíticas e informa o tipo de produto que está sendo obtido.
  • Consultas Gerenciais: utilizando uma planilha MS-Excel previamente configurada, é possível utilizar o GPI para enviar os dados do banco diretamente para as células escolhidas. Este recurso torna ilimitável a opção de configuração de relatórios.

Utilitários

  • Correio Interno GPI: permite a comunicação entre usuários do sistema GAtec® GPI, com definição de prioridade normal ou alta. Os assuntos tratados ficam armazenados e evitam erros de entendimento.
  • Parametrização do Sistema – Geral: na tela de parametrização são informadas as datas e horários de início e término da moagem, hora de início da jornada de trabalho e dia inicial da semana, data do último fechamento. Caso a empresa utilize “rollback” o GPI aproveita esta facilidade. O fechamento pode ser gerenciado de diversas formas, com liberação da digitação por período definido, final de semana, relógio do sistema, etc. O cálculo automático das variáveis e planilhas pode ser ligado ou desligado.
  • Parametrização do Sistema – Caminhos: definição das pastas para armazenamento de consultas e gráficos, logotipo da empresa e caminho para o esquema de mudança de safra.
  • Parametrização do Sistema – Senhas: o administrador do sistema pode liberar ou vedar acessos para usuários em relatórios, boletins, consultas, gráficos supervisórios, etc.

Como funciona?

O sistema funciona como uma plataforma inteligente de dados e informações. Ou seja, é como se você tivesse, à sua disposição, um novo departamento de gestão, trabalhando em tempo real. A cada nova entrada, os cálculos são realizados automaticamente e todo o sistema é atualizado com os novos resultados. É um método de automação da sua gestão.

Funcionalidades