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Gestão de Logística

Sua frota sob controle.

O que é?

Em anos-safra em que a concorrência entre as empresas está cada vez mais acirrada, é de fundamental importância reduzir rapidamente os custos agroindustriais sem grandes investimentos. O Corte, Carregamento e Transporte (CCT) são responsáveis por cerca de 25 % dos custos totais de produção. Desta maneira, ações visando reduzir os custos desta fase do processo de produção da do álcool e do açúcar são muito bem-vindos.

Visando fornecer a seus clientes uma ferramenta mais adequada para o planejamento operacional e redução dos custos do CCT canavieiro, a GAtec® disponibiliza o sistema de “Logística de Transporte” que visa garantir o abastecimento de cana na usina e ao mesmo tempo reduzir os custos com CCT.

O sistema de Logística de Transporte considera as seguintes questões:

  • Eficiência da frota;
  • Necessidades de novas aquisições de caminhões/julietas;
  • O bom dimensionamento da fila na entrada da usina, assim como nas várias frentes de corte.

Principais benefícios

Abastecimento

Garantia do abastecimento uniforme de cana na usina, considerando um dimensionamento adequado dos equipamentos (caminhões, colhedoras, carregadoras e tratores);

Dimensionamento

Auxílio no dimensionamento da frota da usina, determinando as necessidades de equipamentos das frentes;

Eficiência

Maior eficiência na utilização da frota da usina (caminhões, colhedoras, carregadoras e tratores), com a redução das horas de fila dos caminhões e redução das horas paradas dos equipamentos das frentes por falta de transporte de cana;

Redução

Uma redução estimada dos custos do CCT entre 5 e 8%;

Baixo custo

Alta relação benefício/custo em função do grande retorno que promove e de seu baixo custo de implantação;

Gerenciamento

Auxílio no gerenciamento da frota também no que diz respeito aos avisos de lavagens e lubrificações dos caminhões, bem como na troca de turno dos motoristas.

Conferência

Relatórios de conferências de alocações forçadas dos controladores de tráfego, de divergências de frentes de corte dos caminhões (frente saída x frente chegada), de comparativos de tempos das viagens entre planejado e realizado, entre outros.

Previsão

Previsão de chegada dos veículos;

Equipamentos

Acompanhamento e manutenção dos equipamentos ativos/inativos via Quadro de Alocação de máquinas e veículos.

Facilidade

Grande facilidade de operacional;

Configuração

Grande facilidade de configuração com qualquer sistema de entrada de cana. Integrado com tecnologias associadas para alimentação automática das informações dos computadores de bordo em tempo real;

Controle

Controle de abastecimento dos canavieiros; 

Carregamento

Controle de troca de turno dos locais de carregamento;

Gráficos

Gestão gráfica dos dados processados e projetados;

Atuações

Quatro possibilidades de atuação com o mesmo módulo sendo CCT, plantio, preparo e tratos culturais;

Colheitas

No modo de plantio mecanizado é possível dimensionar os locais de colheita da muda e entrega da muda visualizando a vazão dos locais de colheita bem como o despacho dos tracionadores (caminhões ou tratores) que efetuam a entrega da muda.

Como funciona?

Em linhas gerais, trata-se de um sistema especialista para frota canavieira que define automaticamente a melhor opção de frente de carregamento para o direcionamento dos caminhões no momento da saída da balança (taragem), de forma a atender prioritariamente a demanda por cana pela usina, respeitando a cota de entrega das frentes de cortes manuais e mecanizadas e reduzindo a ociosidade dos equipamentos nas mesmas (carregadoras, colhedoras e tratores).

O algoritmo do Sistema de Logística de Transporte – GAtec ® promove um fluxo uniforme dos caminhões à indústria, reduzindo o efeito das “ondas” de chegada de caminhões e, consequentemente, a redução da fila na usina, sem prejudicar o abastecimento de matéria-prima.

Como exemplo, pode-se fazer uma analogia com o sistema de atendimento bancário, anterior a implementação das filas únicas. Antigamente, cada caixa tinha a sua fila e você não ficava sabendo quem era o caixa mais eficiente. Quando percebíamos que o nosso caixa era muito mais lento que o vizinho, era tarde demais. A fila ao lado já estava extensa, você não tinha mais como mudar.

No módulo de Logística de Transporte – GAtec ® o que ocorre é muito semelhante ao exemplificado acima considerando-se algumas variáveis adicionais. Os caminhões somente serão alocados para as frentes de corte caso existam equipamentos (carregadoras, colhedoras, tratores-reboques, etc) suficientes para atendê-lo ou caso a mesma seja capaz de atender a indústria em tempo hábil para não afetar o bom funcionamento industrial.