+55 19 2106-0888

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Português English Spanish

Blog

Florida Crystals e a expansão da GAtec aos Estados Unidos

Case de sucesso marca o início das operações internacionais da GAtec.

Em 2013, numa pesquisa de mercado internacional da GAtec, as primeiras conversas se iniciaram junto à Florida Crystals Corporation (FCC). Uma equipe da GAtec foi aos Estados Unidos, no escritório central da FCC, em West Palm Beach, para apresentar as soluções e tecnologias possivelmente alinhadas às necessidades da empresa.

Apesar do interesse por parte dos norte-americanos, o fato de os sistemas à época ainda não trabalharem de forma totalmente web/cloud foi o principal gargalo para a continuidade das negociações.

Em 2019, a própria FCC voltou a procurar a GAtec, já conhecendo, por meio do site institucional e dos canais de comunicação, os novos produtos da empresa. Então, novas reuniões foram agendadas e uma equipe da GAtec foi novamente aos EUA, mas em campo, numa das unidades de produção.

“Na ocasião, os novos sistemas foram apresentados e a negociação avançou com a projeção de custos e do processo de implantação. Após uma série de reuniões de especificações das partes técnicas e jurídicas, o projeto foi oficialmente aceito em novembro de 2019”, detalha Angelo Canassa, Arquiteto de Soluções da GAtec.

Desafio: o cenário encontrado

“Apesar do grande porte da empresa, a FCC sofria com as mesmas situações de diversos produtores do Brasil como a falta de estrutura e de sistematização dos processos agrícolas. Foram esses os pontos principais que a empresa buscou nos produtos da GAtec. Outra grande necessidade era a de que todos os sistemas pudessem ser integrados ao ERP [Enterprise Resource Planning] já utilizado há anos”, explica Canassa.

Dessa forma, os principais desafios da GAtec foram as diferentes especificações e desenvolvimentos necessários a um mercado com regras, leis e processos diferentes do Brasil, seguindo todos os protocolos para a realização de uma integração com ERP de forma rápida, segura e confiável, configurando, assim, um único produto de gestão.

“Somou-se a esse cenário o fator ‘pandemia’ com todo o esforço de trabalho em forma remota. O desafio sempre se mostrou grande, mas a GAtec estava preparada desde o início.”

Planejamento: em busca das melhores soluções

No fim de 2019, a GAtec iniciou o planejamento das soluções, processo que contou com a participação de colaboradores de ambas as empresas, além da SAP. O objetivo era construir um roadmap que funcionasse para todas as partes, seguindo as especificações e necessidades da FCC junto às soluções que a GAtec oferecia.

Devido à alta complexidade do projeto, a maior preocupação da GAtec era em relação aos prazos, às datas de entrega. A FCC precisava de um processo de desenvolvimento organizado, consistente e seguro, o que a GAtec atingiu com excelência.

 Implantação: GAtec entra em campo

As soluções elencadas para a FCC foram: SimpleFarm, SimpleViewer e Mapfy. Sistemas completos para toda a gestão de processos agroindustriais com destaque ao controle georreferenciado de operações e processos de campo e geração de dados estratégicos, podendo ser avaliados por meio de indicadores flexíveis e automáticos.

Durante a implantação, a equipe GAtec fez duas visitas à FCC para alinhar e definir os processos. A ideia inicial era manter uma equipe nos EUA, o que não ocorreu devido à pandemia.

“Assim, os processos continuaram de forma remota com muitos colaboradores da GAtec trabalhando exclusivamente no projeto. Ocorreram reuniões diárias entre as equipes responsáveis de ambas as empresas, repassando tudo o que tinha ocorrido durante o dia, além de diferentes processos para assegurar o cumprimento de todas as demandas”, explica Regis Novaes, Engenheiro Agrônomo da equipe GAtec.

No aspecto técnico, a implantação ocorreu de forma similar à dos clientes brasileiros. Seguiram as fases de treinamento, acompanhamento de usuários e plataformas de suporte com resolução de dúvidas, correções de erros, sugestões de melhorias e novas funcionalidades, por exemplo.  

A implantação foi iniciada em janeiro de 2020 com go-live agendado para agosto do mesmo ano. Os processos seguiram no prazo e a implantação evolui até hoje com constantes melhorias, desenvolvimentos e correções. O projeto está sempre se desenvolvendo com total acompanhamento da GAtec.

Resultado: uma nova gestão agroindustrial

O principal objetivo da FCC, que era sistematizar os processos junto à completa integração ao ERP, foi atingido. Diariamente já são utilizadas muitas das funcionalidades dos sistemas implantados como:

  • Ordens de serviço;
  • Apontamentos de horas;
  • Gestão georreferenciada de mapas;
  • Formulários dinâmicos;
  • Planejamento de plantio;
  • Colheita e outras.

Além disso, temos o emprego das soluções para o aplicativo mobile integrando todas as funcionalidades acima citadas e muito mais.

Alguns processos, como o monitoramento de pragas e recomendação de adubação, por exemplo, estão em processo de finalização com término previsto para o fim de 2021.

“Mesmo que dadas funcionalidades ainda não estejam em plena operação pelos colaboradores, ou em desenvolvimento, todas estão em constante evolução, recebendo melhorias, atualizações e ajustes”, comenta Novaes.

Rumo ao futuro

Trata-se de um dos principais cases de sucesso da GAtec, gerado e mantido com um serviço de qualidade que abrirá novas oportunidades nos EUA, país referência em diversas áreas do setor agroindustrial.

“Sabíamos do desafio desde o início das negociações e continuamos trabalhando em busca do crescimento de ambas as empresas, formando assim uma parceria de sucesso”, resume Novaes.

A GAtec trabalha para que a parceria com a FCC possa durar muitos anos, sendo uma referência para projetos futuros. Ademais, demonstra a capacidade das soluções GAtec de atuarem de forma eficaz e produtiva na gestão do agronegócio dentro e fora do Brasil.

Assim, o projeto continua em vigor com o desenvolvimento de novas funcionalidades, acompanhamento técnico e suporte especializado.

Fotografia: (https://www.floridacrystals.com/our-story

Para mais informações, entre em contato ou continue a explorar o nosso site.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email