Português English Spanish

Blog

Como a Agricultura 4.0 ajuda a superar os desafios no campo

Por Leonardo Pires Ramos – Diretor Agrícola da GAtec

Para início de conversa, precisamos pensar o conceito de Agricultura 4.0. Esse termo tão falado é o conjunto de processos de produção que alia as melhores práticas agrícolas às mais modernas tecnologias da informação disponíveis hoje para aumentar a produtividade e a lucratividade das lavouras, diminuindo os impactos socioambientais e suprindo a demanda mundial por alimentos e energia renovável.

É claro que, em um mundo moderno, onde a tecnologia é parte essencial das nossas vidas, a agricultura não poderia ficar de fora.

Onde a Agricultura 4.0 entra?

É impressionante o quanto a demanda por alimentos aumenta gradativamente e, com ela, a pressão ambiental, que limita a abertura de novas fronteiras agrícolas e o desmatamento de novas áreas. Surge então a necessidade de aumentar a produtividade agrícola numa mesma área, racionalizar o uso de recursos e diminuir os custos de produção.

É nesse cenário que diversas empresas envolvidas no Agronegócio se preparam para os desafios que a agricultura moderna terá que enfrentar para atender a esse público de uma maneira ambiental, social e financeiramente sustentável.

Em uma frente, os fabricantes de máquinas agrícolas já estão embarcando em seus produtos o que há de mais moderno em tecnologia de monitoramento de operações, com sensores e computadores de bordo capazes de registrar inúmeros dados da operação. Estão em testes também alguns modelos de máquinas agrícolas autônomas, que trabalham sem a presença do operador, algo que parece sair de filmes de ficção científica.

Em outra frente estão as empresas que fornecem dispositivos diversos, como estações meteorológicas, sensores de umidade de solo, equipamentos de irrigação e muitos outros.

A redução na frequência de aplicações de defensivos, por exemplo, a partir do monitoramento inteligente de pragas e doenças e o controle das doses aplicadas, seguindo a recomendação técnica do engenheiro agrônomo, pode ser facilitada por módulos informatizados de ordens de serviço e aplicações de insumos, desenvolvidos por empresas, que contribuem para evitar a contaminação do meio ambiente pelo uso incorreto/excessivo/desnecessário de herbicidas, fungicidas, e inseticidas.

Essas tecnologias têm uma característica especial em comum – a conectividade com a internet, por onde trafegam as suas informações, o que nos remete a um termo muito citado hoje em dia: IoT (Internet of Things), que é a internet das coisas ou a maneira com que os equipamentos trocam informações com o mundo exterior.

A leitura de todos os pluviômetros de uma fazenda, indicando quantos milímetros de chuva foram registrados nas últimas 24 horas, pode ser feita automaticamente. Um equipamento conectado à internet pode fazer esse levantamento e enviar os dados para o escritório da fazenda, segundo agendamento prévio da leitura. Esse é um exemplo básico das transformações que a tecnologia trouxe para o campo.

Porém, nada disso tem importância se o usuário não tiver condições de reunir todos esses dados e transformá-los em informações. Contar com diversas leituras de equipamentos e máquinas sem saber como compilar essas informações e chegar a indicadores que suportem tomadas de decisões, não adianta nada.

E então, o que fazer?

O melhor caminho é usufruir as soluções das empresas de AgTech (TI na agricultura), como a GAtec, que fornece uma plataforma apta a reunir os dados coletados/transmitidos, transformando-os em suporte para tomada de decisões. A GAtec investiu fortemente em tecnologias voltadas à internet e ferramentas poderosas de integração de dados, capazes de traduzir as informações para uma linguagem amigável ao usuário final.

Soluções GAtec

A GAtec lançou no mercado produtos web com o objetivo de atender as necessidades da “Agricultura 4.0”. São sistemas com uma imensa capacidade de processamento de dados dotados de ferramentas de integração que utilizam metodologias modernas, preparadas para processar dados recebidos de dispositivos móveis (IoT), computadores de bordo e sistemas de terceiros. Outra linha de destaque da nova geração de produtos GAtec é a utilização de ferramentas de inteligência artificial, Image recognition, Machine Learning, Big Data Analysis e Blockchain.

Outra solução fornecida pela empresa é referente a sistemas móveis de campo que trabalham offline e transmitem informações para a central assim que entram em uma área com cobertura de sinal de internet.

O avanço dessas tecnologias criadas por empresas inovadoras garante que o campo não fique para trás em questões de modernidade e que a Agricultura 4.0 eleve as práticas agrícolas para um viés mais econômico, sustentável e promissor.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email