Português English Spanish

Blog

GAtec: 17 anos de uma história para se orgulhar

Um modelo empresarial inovador, com resultado presente em cada solução tecnológica.

Somos a GAtec, uma empresa de consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para culturas como cana-de-açúcar, grãos, algodão, café e pecuária, entre outros produtos do agronegócio. Formada por 11 sócios, com mais de 30 anos de experiência no mercado agro, a GAtec desenvolve softwares que atuam como ferramentas de otimização em processos, para redução de custos e aumento da produtividade.

Como tudo começou

Os sócios são consultores por natureza, analistas de sistemas, engenheiros agrônomos, mecânicos, industriais e de produção que juntaram seus ideais após a Copersucar, de Piracicaba, decidir encerrar as atividades do departamento de pesquisa e desenvolvimento, onde todos trabalhavam. Em 2001, começaram a atuar nas áreas de consultoria, tecnologia e sistemas para o agronegócio com base em um plano de negócios estruturado para contemplar os setores agrícola, automotivo, industrial, de planejamento e custos de usinas de açúcar e álcool. Todo o investimento inicial foi realizado pelos sócios que acreditavam no crescimento da tecnologia nesse setor.

Primeiros passos

A instabilidade econômica que atingia o Brasil naquela época fez o agronegócio despontar como uma alternativa. Seguindo o plano de negócios, começou a ser desenhada uma solução única capaz de integrar todas as informações de uma atividade agrícola, gerando mais rentabilidade às empresas. Esse projeto (que, naquele momento, foi chamado de SimpleFarm), realizado com a expertise dos sócios engenheiros e o conhecimento de tecnologia dos analistas, tornou-se o maior diferencial em relação aos concorrentes, pois aliou conhecimento de negócio com tecnologia e muito trabalho.

Logo no início das atividades, em 2001, surgiram os primeiros clientes: Usina São ManoelUsina Pilon e Grupo Zillo Lorenzetti, que adquiriram serviços de consultoria e projetos de tecnologia. Até hoje, essas empresas continuam na carteira de clientes.

A partir de 2002, com alguns produtos prontos, maior investimento em marketing e a participação em feiras e visitas estratégicas, novos contratos foram fechados em todo o Brasil. O crescimento ultrapassou os 50%.

A GAtec hoje

Com crescimento constante entre 10% e 20% ao ano, a atuação da empresa expandiu em 2007 para multiculturas e pecuária, garantindo participação em todo o agronegócio brasileiro – além do setor sucroenergético – e também clientes na Europa, América e África, o que gerou a necessidade de incorporar mais consultores. Assim, foram contratados especialistas em soluções agroindustriais para o time. Atualmente, contamos com mais de 100 colaboradores no total e mantemos o grande diferencial da GAtec: o capital intelectual de seus sócios diretores.

O que vem por aí

Um dos pilares da empresa é o investimento em P&D (pesquisa e desenvolvimento), que gera inovação como consequência. Essa característica permite uma projeção do crescimento constante acima de 15% ao ano. 

Diante disso, a empresa se preparou para o lançamento de produtos que vêm sendo aprimorados e desenvolvidos ano após ano. Dentre eles, estão as soluções de inteligência de negócios (SimpleViewer), de gestão agroindustrial (SimpleFarm) e outras, como gestão de armazéns (Mayan) e gestão por mapas (Mapfy), com uma plataforma de desenvolvimento robusta e inovadora, além de parcerias com grandes players de tecnologia do mercado.

Muitas tecnologias novas começaram a ser utilizadas, que contribuem para a redução de custos e otimização de processos, tais como: Machine Learning, iOT, assistentes virtuais, redes sociais corporativas e Cloud Computing, entre outras. Essas tecnologias são contempladas por essa nossa nova plataforma de desenvolvimento.

Hoje, a empresa atua praticamente em todo o Brasil, além da Colômbia, Equador, Paraguai, Bolívia, Argentina, França, Romênia, Checoslováquia, Bulgária e Ilha Réunion (África), com produtos e serviços nos setores agrícola, industrial, automotivo, de custos, planejamento, beneficiamento, mobilidade, mapas, BI e consultoria especializada.

Somos 11 sócios, todos com um mesmo ideal: fazer a diferença na entrega de produtos e serviços, buscando as melhores alternativas e tecnologias para que seus clientes consigam obter os melhores resultados possíveis.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email