Se, antigamente, mapa era sinônimo de uma folha desenhada, difícil de entender e desatualizada, hoje significa uma ferramenta estratégica.
No agronegócio, então, seu potencial não tem limites. Ao contrário de décadas atrás, hoje seu mapa pode ser utilizado de forma digital, dinâmica, informativa, multiplataforma e atualizada em tempo real. Sem dúvida, uma visão privilegiada sobre seu processo produtivo.
Por isso, em plena era da Agricultura 4.0, Agricultura de Precisão, Inteligência Geográfica e geotecnologias, o mapeamento já desponta como uma das principais tecnologias do agronegócio. Os produtores, no esforço de manterem sua competitividade, querem um novo olhar sobre a lavoura, suas operações e as inter-relações que, no fim do dia, transformam-se em lucro ou prejuízo.
Mapas à frente da gestão
Com esse novo potencial, os mapas estão cada vez mais presentes na gestão agroindustrial. A explicação é simples: os gestores precisam da máxima simplificação do processo produtivo para a tomada de decisões mais rápidas, inteligentes e seguras. Precisam que o campo se comunique com eles, e não o contrário.
Nesse esforço, a geotecnologia vem sendo aplicada de diversas formas na gestão da lavoura. Vamos a cinco delas…
As cinco vantagens de utilizar mapas na gestão do agronegócio
1. Mapas temáticos
Permitem a identificação e representação visual de cada talhão ou área de produção com diferentes formas e cores, fáceis de visualizar, e a possibilidade de vincular a cada um desses pontos camadas de informações, como ambiente de solo, variedades, estágios, produção, produtividades, índices de infestações, execução de operações e aplicação de insumos. Também é possível a visualização de mapas temáticos baseados em imagens de satélite como, por exemplo, mapas de biomassa (NDVI), além de imagens de drones.
2. Mapas de pontos
Servem para identificar pontos georreferenciados específicos dentro ou fora da propriedade, cada qual com seu número de registro e demais informações e atributos relevantes para essa análise. Podem ser visualizados como simples pontos, caminhamento, mapas de calor ou mapas de bolhas. Também é possível, via algumas técnicas de interpolação, a criação de mapas raster para uma nova análise espacial.
3. Ocorrências
Já o mapa de ocorrências permite a rápida visualização das observações agronômicas que podem ser realizadas diretamente no campo com um tablet ou smartphone. Essas ocorrências são classificadas e agrupadas em equipes para as devidas providências técnicas. Elas podem conter uma ou mais fotos para uma melhor análise do problema. Normalmente as categorias são relacionadas aos processos e operações agrícolas, podendo ser registradas ocorrências sobre pragas, doenças, ervas daninhas, operações mecanizadas, produtividades e outras adversidades que devam ser monitoradas na lavoura.
4. Alertas
Emitem avisos em tempo real sobre demandas e ocorrências de área. Eles podem, inclusive, ser enviados ao celular dos funcionários, por e-mail. Assim, oferecem uma excelente gestão de riscos e uma rápida intervenção.
5. Formulários dinâmicos
Permitem a rápida criação de formulários com seus campos e atributos para automatizar a coleta de dados off-line no campo que, posteriormente, são vinculados às respectivas áreas. Podem indicar registros enviados e pendentes, além de executarem a filtragem dos formulários, o que simplifica (bastante) o processamento das informações.
Conclusão
Como você pode ver, os mapas já revolucionam a gestão do agronegócio. Dominá-los já é um dever do empresário que busca diferenciação, inovação e estabilidade produtiva.
Se você deseja gerenciar todos os seus mapas e informações numa mesma plataforma, na palma da mão, conheça o Mapfy GeoSystem, o novo software da GAtec S/A Gestão Agroindustrial. Garanta essa nova e poderosa vantagem estratégica!
Quer saber mais?
Inscreva-se no próximo Webinar Mapfy CRM da GAtec, que ocorrerá no dia 22 de novembro de 2018:
http://www.gatec.com.br/index.php/webnar-mapfy.html
Acesse: http://www.mapfy.com.br
Estamos à sua disposição
Entre em contato e agendaremos uma demonstração. Temos sempre uma solução específica para seus desafios agroindustriais.
Atendimento: +55 (19) 2106.0888, mktgatec@gatec.com.br