Introdução
Nós, da GAtec, desenvolvedora dos aplicativos Scouting,TPS e Simplefarm Mobile , sabemos como é importante que
você esteja seguro sobre seus Dados Pessoais. Todas as informações pessoais relativas a usuários, clientes. Em
agosto de 2018, com a publicação da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, surgiram novos
conceitos e definições que norteiam a forma como os Dados Pessoais devem ser tratados pelas organizações.
Assim, descrevemos a seguir estes conceitos e definições importantes, bem como outros detalhes da nossa
Política de Privacidade e como adequamos nossa empresa para atender às leis vigentes.
Entenda quem é quem perante a LGPD
- Titular: É você, a pessoa que possui os Dados Pessoais, seja na condição de cliente,
funcionário ou mesmo de um visitante, de forma presencial ou virtual.
- Controlador: Somos nós, GAtec, que tomamos as decisões referentes ao tratamento dos dados
pessoais coletados.
- Operador: Somos nós, GAtec, ou um parceiro credenciado que, em nosso nome, realiza o
tratamento de Dados Pessoais, seguindo nossas diretrizes e controles de segurança.
- Encarregado de Dados Pessoais (DPO – Data Protection Officer): Pessoa responsável por
assegurar o cumprimento da LGPD dentro da organização. Na GAtec, o Encarregado trabalha em conjunto com uma
equipe multidisciplinar e um comitê para conduzir os trabalhos necessários nas áreas de tecnologia,
administrativa e jurídica.
- ANPD: Autoridade Nacional de Proteção de Dados, órgão federal instituído especialmente
para zelar, auxiliar as empresas e fiscalizar o cumprimento da LGPD no Brasil.
Alguns conceitos e definições importantes
- Política de Privacidade: Conjunto de regras, procedimentos e orientações administrativas
e de tecnologia a serem observados e seguidos por todos envolvidos de forma a assegurar a privacidade de
seus Dados Pessoais, ou de crianças e adolescentes que você seja o responsável legal.
- Dado Pessoal: Dado relativo a uma pessoa, sendo este capaz de identificá-la ou tornar
possível a sua identificação. Exemplo: Nome, CPF, RG, endereço, telefone, e-mail etc.
- Dado Sensível: Qualquer informação sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa,
opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado
referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa.
- Tratamento: Qualquer ação realizada com Dados Pessoais. Exemplo: coleta, armazenamento,
consulta, atualização, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão, inativação etc.
- Tratamento de Dados Pessoais de Crianças e de Adolescentes: O tratamento de Dados
Pessoais de crianças somente deve ser realizado com o consentimento específico dado por pelo menos um dos
pais ou pelo responsável legal.
- Consentimento: Sua declaração autorizando o tratamento de seus Dados Pessoais ou de
crianças e adolescentes que você seja o responsável legal. Sempre solicitaremos o consentimento para uma
finalidade específica e você terá total liberdade para concordar ou não com os Termos de Tratamento dos
Dados Pessoais. Não concordando, os Dados Pessoais não serão coletados, não gerando assim a contratação de
novos serviços ou poderá limitar alguma prestação de nossos serviços ou experiências. Os Dados Pessoais
poderão ser utilizados sem o prévio consentimento do Titular ou responsável legal nas seguintes hipóteses:
(a) se tivermos que cumprir obrigação legal ou regulatória; (b) para exercermos nossos direitos em processos
judiciais e administrativos; (c) para realizarmos estudos e pesquisas, assegurando a anonimização; (d) para
executarmos o contrato ou procedimentos preliminares a este; (e) para proteção à vida ou da segurança física
do Titular; (f) para atendermos legítimo interesse, respeitando-se os direitos e liberdades fundamentais do
Titular; e (g) para proteção do crédito.
- Legítimo interesse: Permite que possamos tratar Dados Pessoais para atender as
necessidades operacionais, administrativas e legais, de forma a prover os serviços oferecidos pela GAtec. A
LGPD define que os interesses só serão considerados legítimos se a forma de uso dos Dados Pessoais não for
contrária à legislação brasileira, a finalidade de uso for específica e desde que seja dada efetiva
transparência a tais usos, bem como sejam respeitados os seus direitos e liberdades individuais.
- Bases legais: Possibilidades permitidas pela lei e que autorizam o tratamento de Dados
Pessoais. Por exemplo, o consentimento é uma base legal, como também a necessidade de cumprir um contrato
que temos com você ou o cumprimento de uma outra legislação.
- Plataformas: Sites, sistemas e aplicativos com funções específicas e que podem coletar e
tratar dados diversos, incluindo Dados Pessoais.
- Serviços e Experiências: Serviços são as atividades que realizamos para você. Os serviços
podem ser presenciais ou remotos, digitais ou não digitais. Experiências são as formas como você se
relaciona ou interage com a gente.
- Tecnologias: Todas as ferramentas digitais, sistemas, aplicativos, incluindo as de
identificação pessoal, como por exemplo sites, formulários, cadastros digitais, ou ainda o acesso ao Wi-Fi e
outros serviços oferecidos em razão do uso dos serviços operacionais ou administrativos, como câmeras de
segurança, realidade aumentada etc.
- Cookies: Arquivos que armazenam temporariamente, no seu próprio computador ou dispositivo
móvel, sobre o que você está visitando em um determinado site da Internet. Com base nestas informações, as
empresas que utilizam cookies em seus respectivos sites podem aprimorar a experiência de navegação para cada
pessoa, por exemplo, oferecendo uma melhor visualização ou até mesmo oferecendo informações mais relevantes
a você. Eventualmente poderemos utilizar cookies para melhorar a sua experiência de navegação, e quando isto
acontecer você será avisado durante a navegação no site, e poderá aceitar ou não. Veja mais informações, na
nossa política de cookies.
2. Por que coletamos e tratamos seus dados?
Os aplicativos Scouting,TPS e Simplefarm Mobile utilizam dados pessoais para:
- Permitir acesso e uso das funcionalidades do app, como mapas e coleta de dados em campo.
- Garantir a segurança, individualização de acesso e auditoria das operações.
- Atender obrigações legais e regulatórias.
- Melhorar a experiência do usuário e oferecer suporte técnico.
3. Quais dados coletamos?
Dados coletados podem variar conforme o aplicativo:
- Comum aos dois aplicativos:
- Dados de localização (GPS) – essenciais para as funcionalidades principais.
- Dados de uso: registros de acesso, ações realizadas, incidentes reportados, formulários preenchidos.
- Imagens, fotos e arquivos enviados pelo usuário.
- Informações técnicas do dispositivo (modelo, sistema operacional, etc.).
- Dados relacionados a formulários de campo, com possíveis campos personalizados de texto, fotos,
geolocalização e QRCodes.
4. Compartilhamento e retenção dos dados
Não vendemos ou compartilhamos seus dados para fins comerciais.
Os dados são armazenados pelo tempo necessário para cumprir as finalidades descritas nesta política,
respeitando as exigências legais e de segurança da informação.
5. Segurança e proteção dos dados
Adotamos práticas reconhecidas de segurança da informação, incluindo criptografia, controle de acesso e
monitoramento, para proteger seus dados contra acessos não autorizados, vazamentos ou incidentes.
Recomendamos que você mantenha seu dispositivo seguro e não compartilhe senhas ou informações sensíveis.
6. Uso da Localização e Coleta de Dados
Ambos os aplicativos utilizam a localização em segundo plano, mediante consentimento.
- Coleta em Segundo Plano: A localização pode ser coletada mesmo quando os apps estão em
segundo plano, para garantir funcionalidades como mapeamento, roteirização e auditoria. Você será
notificado.
- Uso da Localização:
- Scouting,TPS e Simplefarm Mobile:
- Exibir sua posição no mapa em tempo real.
- Registrar incidentes com precisão geográfica.
- Coletar dados com referência espacial.
- Gerar mapas e análises georreferenciadas.
- Consentimento Explícito: Ao iniciar os apps pela primeira vez, você será solicitado a dar
consentimento para:
- Uso da localização (em primeiro e segundo plano);
- Coleta de dados operacionais conforme a finalidade de cada aplicativo.
7. Gerenciamento de Acesso e Dados do Usuário Corporativo
Os apps Scouting,TPS e Simplefarm Mobile são uma ferramenta fornecida à sua empresa. O acesso ao aplicativo e
o gerenciamento dos dados operacionais são primordialmente controlados pela empresa em que você trabalha. Como
usuário (funcionário), é importante que você saiba:
- Acesso e Permissões:
- Seu perfil de usuário, incluindo permissões de acesso, é configurado e gerenciado pelo administrador
designado pela sua empresa.
- Solicitações para alterar permissões ou encerrar o acesso devem ser dirigidas ao administrador do
sistema na sua empresa.
- Dados Pessoais e Operacionais:
- Seus dados pessoais de identificação (como nome e e-mail profissional) são utilizados para a criação e
manutenção do seu perfil de acesso e são mantidos enquanto seu contrato com a empresa estiver ativo.
- Os dados gerados durante o uso do aplicativo (como localização, registros de campo, e outras
informações operacionais) são considerados propriedade da sua empresa, conforme contrato entre a GAtec e
a empresa cliente.
- Término de Acesso e Tratamento de Dados Pós-Vínculo:
- Ao término do seu vínculo empregatício ou por determinação da sua empresa, seu acesso as apps
Scouting,TPS e Simplefarm Mobile serão desativado pelo administrador da sua empresa.
- Após a desativação do seu acesso, seus dados pessoais de identificação podem ser mantidos pela GAtec
de forma arquivada, conforme instruções da empresa cliente e/ou para cumprimento de obrigações legais ou
contratuais da GAtec com a empresa cliente, pelo período estritamente necessário.
- Os dados operacionais permanecem sob controle da empresa cliente.
- Seus Direitos como Titular dos Dados:
- Para exercer seus direitos como titular de dados pessoais (como acesso, correção, ou solicitação de
informações sobre o tratamento dos seus dados), você deve contatar o administrador do sistema na sua
empresa, que é o principal canal para essas questões.
- Para questões específicas sobre como a GAtec trata os dados pessoais no contexto da prestação de
serviços à sua empresa, ou se você tiver dificuldades em contatar o administrador da sua empresa, você
pode contatar nosso Encarregado de Proteção de Dados (DPO) através do e-mail dpo@gatec.com.br.
A GAtec atua como operadora dos dados em nome da empresa cliente (controladora dos dados) para muitas das
atividades de tratamento relacionadas ao uso dos apps Scouting,TPS e Simplefarm Mobile.
8. Alterações nesta política
Esta política pode ser atualizada periodicamente para refletir mudanças legais ou melhorias nos Apps. Sempre
que houver alterações relevantes, notificaremos os usuários pelo próprio aplicativo ou outros meios adequados.
9. Fale conosco
Em caso de dúvidas, solicitações ou para exercer seus direitos, entre em contato com nosso Encarregado de
Dados (DPO):
Henrique Previde
E-mail: dpo@gatec.com.br