Gestão de Logística de Transporte - Cana

O QUE É?

Em anos-safra em que a concorrência entre as empresas está cada vez mais acirrada, é de fundamental importância reduzir rapidamente os custos agroindustriais sem grandes investimentos. O Corte, Carregamento e Transporte (CCT) são responsáveis por cerca de 25 % dos custos totais de produção. Desta maneira, ações visando reduzir os custos desta fase do processo de produção da do álcool e do açúcar são muito bem-vindos.

Visando fornecer a seus clientes uma ferramenta mais adequada para o planejamento operacional e redução dos custos do CCT canavieiro, a GAtec® disponibiliza o sistema de “Logística de Transporte” que visa garantir o abastecimento de cana na usina e ao mesmo tempo reduzir os custos com CCT.

O sistema de Logística de Transporte considera as seguintes questões:

  • Eficiência da frota;
  • Necessidades de novas aquisições de caminhões/julietas;
  • O bom dimensionamento da fila na entrada da usina, assim como nas várias frentes de corte.

APLICAÇÃO

Como o sistema funciona?

Em linhas gerais, trata-se de um sistema especialista para frota canavieira que define automaticamente a melhor opção de frente de carregamento para o direcionamento dos caminhões no momento da saída da balança (taragem), de forma a atender prioritariamente a demanda por cana pela usina, respeitando a cota de entrega das frentes de cortes manuais e mecanizadas e reduzindo a ociosidade dos equipamentos nas mesmas (carregadoras, colhedoras e tratores).

O algoritmo do Sistema de Logística de Transporte - GAtec ® promove um fluxo uniforme dos caminhões à indústria, reduzindo o efeito das “ondas” de chegada de caminhões e, consequentemente, a redução da fila na usina, sem prejudicar o abastecimento de matéria-prima.

Como exemplo, pode-se fazer uma analogia com o sistema de atendimento bancário, anterior a implementação das filas únicas. Antigamente, cada caixa tinha a sua fila e você não ficava sabendo quem era o caixa mais eficiente. Quando percebíamos que o nosso caixa era muito mais lento que o vizinho, era tarde demais. A fila ao lado já estava extensa, você não tinha mais como mudar.

No módulo de Logística de Transporte - GAtec ® o que ocorre é muito semelhante ao exemplificado acima considerando-se algumas variáveis adicionais. Os caminhões somente serão alocados para as frentes de corte caso existam equipamentos (carregadoras, colhedoras, tratores-reboques, etc) suficientes para atendê-lo ou caso a mesma seja capaz de atender a indústria em tempo hábil para não afetar o bom funcionamento industrial.

Resultados e benefícios na utilização do sistema de Logística de Transporte GAtec®:

  • Garantia do abastecimento uniforme de cana na usina, considerando um dimensionamento adequado dos equipamentos (caminhões, colhedoras, carregadoras e tratores);
  • Auxílio no dimensionamento da frota da usina, determinando as necessidades de equipamentos das frentes;
  • Maior eficiência na utilização da frota da usina (caminhões, colhedoras, carregadoras e tratores), com a redução das horas de fila dos caminhões e redução das horas paradas dos equipamentos das frentes por falta de transporte de cana;
  • Uma redução estimada dos custos do CCT entre 5 e 8%;
  • Alta relação benefício/custo em função do grande retorno que promove e de seu baixo custo de implantação;
  • Auxílio no gerenciamento da frota também no que diz respeito aos avisos de lavagens e lubrificações dos caminhões, bem como na troca de turno dos motoristas.
  • Relatórios de conferências de alocações forçadas dos controladores de tráfego, de divergências de frentes de corte dos caminhões (frente saída x frente chegada), de comparativos de tempos das viagens entre planejado e realizado, entre outros.
  • Previsão de chegada dos veículos;
  • Acompanhamento e manutenção dos equipamentos ativos/inativos via Quadro de Alocação de máquinas e veículos.
  • Grande facilidade de operacional;
  • Grande facilidade de configuração com qualquer sistema de entrada de cana.
  • Integrado com tecnologias associadas para alimentação automática das informações dos computadores de bordo em tempo real;
  • Controle de abastecimento dos canavieiros;
  • Controle de troca de turno dos locais de carregamento;
  • Gestão gráfica dos dados processados e projetados;
  • Quatro possibilidades de atuação com o mesmo módulo sendo CCT, plantio, preparo e tratos culturais;
  • No modo de plantio mecanizado é possível dimensionar os locais de colheita da muda e entrega da muda visualizando a vazão dos locais de colheita bem como o despacho dos tracionadores (caminhões ou tratores) que efetuam a entrega da muda.

Usuários do Sistema

Desde seu início, a GAtec desenvolve e implanta o módulo Logística de Transporte em diversas Usinas. Atualmente temos o sistema em mais de 80 unidades produtoras espalhadas pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Colômbia. Destaque para: Odebrecht, Santa Terezinha, Bp, Zilor, Ipiranga, AdecoAgro, Santa Isabel, Furlan, Jalles Machado, Nardini, São José da Estiva, São Manoel, Ferrari, Pitangueiras, Santa Vitória, Tabacal, Inpasa, Bioenergy entre outros.

Em 2002, implementou-se a transmissão dos dados de chegada e saída dos caminhões via satélite (Usina Da Pedra) e em 2003 a transmissão por rádio-freqüência (Usina São João e Itamarati), onde se obteve maior precisão nas previsões de chegada dos caminhões na palhada.

Em 2014, implementou a integração com uma empresa de automação onde foi possível receber as informações em tempo real referente a chegada e saída dos canavieiros do campo, os eventos das máquinas e trações para ativações e inativações bem como os tempos operacionais de campo. Ganhos médios avaliados de eficiência, colheitabilidade, gestão do campo e despacho junto a tecnologia online em torno de 10 a 12%.

Os últimos avanços são as integrações realizadas com o bordo das máquinas e veículos que reportam em tempo real os eventos e as ações primordiais para cálculo e gerenciamento do transporte que entregam a informação instantaneamente.

Abaixo alguns exemplos de telas do sistema.


Figura 1 – Tela de posicionamento dos caminhões de cada frente.


Figura 2 – Tela de Quadro de Alocação de máquinas e veículos.


Figura 3 – Tela de Vazão – centralização de informações em um único local.


Figura 4 – Gráfico de tendência – visualização do transporte geral e de cada local de carregamento em particular.


Figura 5 – Gráfico de tendência – visualização de um local específico de carregamento cruzando as informações de planejado, realizado e projetado.


Figura 6 – Gráficos gerenciais – avaliação de um período específico ou safra referente aos dados de planejado x realizado disposto em 6 visões diferenciadas.


Figura 7 – Gráficos gerenciais – Visualização de um gráfico específico que demonstra o número de viagens entregues pelo transporte por faixa horária.


Figura 8 – Quadro de alocação do plantio – Visualização do posicionamento e gestão das paradas dos equipamentos do plantio mecanizado integrado com Solinftec.


Figura 9 – Quadro de alocação de tratos culturais– Visualização do posicionamento e gestão das paradas dos equipamentos alocados em tratos culturais integrado com Solinftec.

A GAtec ® se coloca à disposição para os esclarecimentos de quaisquer dúvidas ou para agendarmos uma visita à esta unidade para uma demonstração.

 

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