Notícias

graficos maospor Gilberto Miniquiel - diretor de marketing da GAtec

Quando se fala em gestão de custos, os primeiros pensamentos que surgem são a análise de custos e cortes, na maioria das vezes, de forma linear. No agronegócio não é diferente. Parte das empresas tem reduzido os custos por meio de cortes a partir de análises simplificadas, com dados não relevantes ou até mesmo sem informações, gerando resultados pouco expressivos. Em alguns casos criando problemas mais sérios, até obtendo prejuízos. Por exemplo, podemos citar reduções de gastos em aplicações de fertilizantes e herbicidas realizadas por produtores de cana-de-açúcar que resultaram em verdadeiras quebras de produção.

Usina Pitangueiras case Agro GAtec Portal ERPUsina Pitangueiras aprimorou logística e reduziu custos com corte, transbordo e transporte, com solução da GAtec. 

Ferramentas implantadas pela companhia ampliaram produtividade e tornaram mais ágeis os processos no campo e na indústria. 

A Usina Pitangueiras conseguiu reduzir sua frota em 39 caminhões para transporte de cana nos últimos dois anos, em 25% o tempo de abastecimento desses veículos e em 15% o custo da mão de obra com motoristas, a partir da implantação de sistemas de gestão agrícola da GAtec. Segundo a companhia, o crescimento foi além, onde na mesma área de 29 mil hectares, a usina ampliou em 10% a produção de cana, chegando a 2,4 milhões de toneladas.

A GAtec, empresa especializada em desenvolvimento e implantação de soluções em gestão agroindustrial, acaba de lançar o SimpleFarm, um software multiplataforma que atenderá, em uma base única, produtores de culturas anuais, semi-perenes, perenes e pecuária. 

O sistema de agronegócio pode ser utilizado 100% via navegador. Para auxiliar os usuários, a solução também conta com um chatbot (batizado de Melissa) desenvolvido com o Watson, tecnologia cognitiva da IBM.

caminhão

Uma boa forma de evitar prejuízos e reduzir os gastos é realizar a manutenção preventiva periódica nos equipamentos

A gestão da frota de veículos na propriedade agrícola permite conhecer os gastos com manutenção e obter um planejamento financeiro eficiente. Segundo levantamento realizado pela pela GAtec, empresa especializada em desenvolvimento e implantação de soluções em gestão agroindustrial, o combustível representa a maior parcela de todos os custos de uma frota de transporte no campo. Em caminhões canavieiros, o combustível pode  chegar a mais de 50% do montante, segundo análise de performance de clientes do setor.  

       

SimpleFarm proporciona visão estratégica sobre dados da empresa para facilitar a tomada de decisões.

Chatbot Melissa poderá informar ao usuário, em que partes de suas fazendas há níveis preocupantes                                     de pragas ou ainda quais as variedades de cana-de-açúcar tiveram melhor performance.

Referências

 

Av. Limeira, 222 - 1º andar - s. 136 | CEP: 13414-018 | Piracicaba - SP
+55 (19) 2106-0888
contato@gatec.com.br

Newsletter

Fique por dentro.