Blog

Conheça as 10 vantagens estratégicas usando o módulo Logística de Transporte GAtec

Gestão de custos: um grande desafio

A cada ano-safra, sempre surgem novos desafios para as usinas de açúcar e álcool. E, nesse cenário, reduzir os custos agroindustriais é fundamental para a empresa que busca manter ou ampliar sua vantagem competitiva no mercado.

 Como as operações de corte, transbordamento e transporte (CTT) são responsáveis por cerca de 25% dos custos totais da produção de açúcar e álcool, é preciso redobrar a atenção sobre elas. Pequenos desperdícios nesse processo podem levar a prejuízos significativos.

Nasce a solução GAtec

A GAtec S/A Gestão Agroindustrial, diante desse desafio das usinas, desenvolveu o sistema Logística de Transporte. Na prática, é um software para a gestão do processo de transporte que simplifica a gestão sobre os recursos da logística de forma a integrar com a máxima inteligência as operações de todos os veículos envolvidos no processo, trazendo resultados expressivos da melhoria do processo e redução de custos. Dessa forma, dispara de forma automática os caminhões canavieiros para os locais de carregamento para que o processo de abastecimento industrial seja garantido de forma linear, otimizando, potencializando e reduzindo as filas nas frentes de corte.

Os resultados

  1. Garantia do abastecimento uniforme (linear) de cana-de-açúcar, considerando um dimensionamento adequado dos equipamentos (caminhões, colhedoras, carregadoras e tratores).
  1. Auxílio no dimensionamento da frota da usina, determinando as necessidades de equipamentos das frentes ideais para o processo de logística.
  1. Maior eficiência na utilização da frota da usina (caminhões, colhedoras, carregadoras e tratores), com a redução das horas de fila dos caminhões e redução das horas paradas dos equipamentos das frentes por falta de transporte de cana.
  1. Reduções de custos; diretos, por meio da redução de equipamentos no processo e, indiretos, por meio do emprego de recursos, como redução dos insumos, mão-de-obra.
  1. Alta relação custo-benefício em função do grande retorno que promove e de seu baixo custo de implantação.
  1. Auxílio no gerenciamento da frota também no que diz respeito aos avisos de lavagens e lubrificações dos caminhões e à troca de turno dos motoristas.
  1. Grandes recursos para análises gerenciais, como alocações forçadas dos controladores de tráfego, divergências de frentes de corte dos caminhões (frente-saída x frente-chegada) e de comparativos de tempos das viagens entre planejado e realizado, entre outros.
  1. Gestão completa do transporte, tendências de tempo e recepção da matéria-prima, planejamento e comparativos do realizado x planejado.
  1. Acompanhamento e manutenção dos equipamentos ativos e inativos via Quadro de Alocação de máquinas e veículos.
  1. Grande facilidade operacional, solução intuitiva, automática, dinâmica e integrada aos sistemas atuais da empresa.

Além disso, conte com:

- Grande facilidade de configuração e alinhamento com qualquer sistema de entrada de cana;

- Integração com as tecnologias de alimentação automática das informações dos computadores de bordo em tempo real;

- Controle de abastecimento dos canavieiros;

- Controle de troca de turno dos locais de carregamento;

- Gestão gráfica dos dados processados e projetados;

- Quatro possibilidades de atuação com o mesmo módulo: CTT, plantio, preparo e tratos culturais;

- No modo de Plantio Mecanizado, é possível dimensionar os locais de colheita e entrega da muda, visualizando a vazão dos locais de colheita bem como o despacho dos tracionadores (caminhões ou tratores) que efetuam a entrega da muda.

Eficiência comprovada no mundo inteiro

Hoje, mais de 80 unidades produtoras de açúcar e álcool utilizam o módulo no Brasil, Argentina, Paraguai e Colômbia. Entre os grupos e empresas, estão: Odebrecht, Santa Terezinha, Bp, Zilor, Ipiranga, AdecoAgro, Santa Isabel, Furlan, Jalles Machado, Nardini, São José da Estiva, São Manoel, Ferrari, Pitangueiras, Santa Vitória, Tabacal, Inpasa e Bioenergy.

Conclusão

O módulo Logística de Transporte para Cana GAtec é uma solução prática, inteligente, segura, econômica e de excelente custo-benefício ao usineiro. A partir de uma implantação simples e completamente assistida pelos nossos especialistas em logística, você conta com uma das tecnologias mais avançadas do país em gestão de frota canavieira, além de uma consultoria diferenciada.

 

Conheça-o agora mesmo

Acesse: http://www.gatec.com.br/index.php/solucoes-gatec/cana-gatec/gestao-logistica-cana-gatec.html .

Produtor de açúcar e álcool, estamos à sua disposição

Entre em contato e agendaremos uma demonstração de campo. Temos sempre uma solução específica para seus desafios agroindustriais!

Referências

MAIS LIDAS

09
Fev2017

MELHORE A PRODUTIVIDADE DE SUA EMPRESA com indicadores de desempenho - KPIs - Lynxdashboard

MELHORE A PRODUTIVIDADE DE SUA EMPRESA com indicadores de desempenho - KPIs - Lynxdashboard

Nos dias de hoje estamos sendo analisados o tempo todo, em vários setores de nossa vida. Medir o sucesso ou não das atividades que exercemos, faz parte do nosso cotidiano,...

25
Set2017

Conheça as 10 vantagens estratégicas usando o módulo Logística de Transporte GAtec

Conheça as 10 vantagens estratégicas usando o módulo Logística de Transporte GAtec

Gestão de custos: um grande desafio A cada ano-safra, sempre surgem novos desafios para as usinas de açúcar e álcool. E, nesse cenário, reduzir os custos agroindustriais é fundamental para...

08
Fev2017

11 DICAS importantes na MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA

11 DICAS importantes na MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA

Ainda podemos encontrar empresas em que a manutenção da frota é considerada como prejuízo. Porém ela deve ser tratada de forma séria e correta, como um processo importante da cadeia...

 

Av. Limeira, 222 - 1º andar - s. 136 | CEP: 13414-018 | Piracicaba - SP
+55 (19) 2106-0888
contato@gatec.com.br

Newsletter

Fique por dentro.